O que cai na Prova Nacional Docente? Confira!

A PND (Prova Nacional Docente), ou também conhecida como CNU dos Professores terá provas em outubro! Como uma das principais iniciativas do governo federal para ampliar a qualificação e a contratação de professores no Brasil, a avaliação já conta com mais de 1 milhão de inscritos! Você irá participar e quer garantir uma ótima nota para contratações futuras? Confira aqui tudo o que você deve saber para a Prova Nacional Docente!

O que é e como funciona a Prova Nacional Docente?

A Prova Nacional Docente faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo principal subsidiar concursos e processos seletivos para docentes em todo o país. Embora não seja um concurso público em si, a PND pode ser utilizada por estados, municípios e pelo Distrito Federal como etapa única ou complementar para a admissão de professores.

A avaliação adota as matrizes de referência do Enade das Licenciaturas, o que garante que as competências e habilidades exigidas estejam alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais da formação de professores.

Nesta primeira edição, a PND abrangerá 17 cursos de licenciatura, como Pedagogia, Matemática, Letras, História, Biologia, Química, Física, Geografia, Filosofia, Educação Física, Artes Visuais, Música, entre outros. Os concluintes do Enade poderão utilizar sua nota para participar das seleções das redes públicas que aderirem à iniciativa.

Como serão as etapas da PND?

A Prova Nacional Docente é composta por diferentes instrumentos que buscam avaliar não apenas o conhecimento teórico, mas também o perfil e a percepção do candidato sobre o exame. São eles:

  • Prova teórica: será o núcleo principal da avaliação, verificando o desempenho em conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), além de avaliar habilidades de adaptação ao avanço do conhecimento e competências para analisar temas ligados à realidade brasileira e mundial.
  • Questionário do participante (Enade 2025): aplicado aos concluintes das licenciaturas inscritos no Enade, com o objetivo de traçar o perfil acadêmico e formativo do estudante. Essas informações complementam a interpretação dos resultados individuais.
  • Questionário contextual: coleta informações sobre o percurso de formação e o perfil do candidato, fornecendo dados importantes para compreensão dos desempenhos obtidos.
  • Questionário de percepção de prova: avalia a opinião dos participantes em relação ao exame, contribuindo para o aperfeiçoamento das futuras edições.

Como será a prova objetiva da Prova Nacional Docente?

A prova objetiva do CNU dos Professores será composta por 80 questões de múltipla escolha, divididas em dois blocos:

Formação Geral Docente (comum a todas as licenciaturas)

  • 30 questões objetivas baseadas em situações-problema pedagógicas. Essa parte busca avaliar os conhecimentos transversais que todo professor deve dominar, como fundamentos pedagógicos, didática, inclusão e direitos humanos.

Componente Específico (próprio de cada licenciatura)

  • 50 questões objetivas que tratam dos conteúdos específicos de cada área de atuação docente. Os temas estão descritos nas matrizes de referência publicadas em portarias do Diário Oficial da União.

Locais e horário da aplicação da PND

A Prova Nacional Docente será aplicada de forma unificada em conjunto com o Enade, alcançando todo o território nacional, incluindo o Distrito Federal. A organização ficará sob responsabilidade de instituição contratada pelo Inep, e a lista completa dos municípios onde haverá aplicação estará disponível no Sistema PND e no Portal do Inep.

A aplicação seguirá o horário oficial de Brasília, obedecendo aos seguintes marcos:

  • Abertura dos portões: 12h;
  • Fechamento dos portões: 13h;
  • Início da prova: 13h30;
  • Encerramento da prova: 19h.

A data de realização está confirmada para o dia 26 de outubro de 2025.

O que cai na Prova Nacional Docente?

Os conteúdos que serão cobrados na Prova Nacional Docente estão descritos nas portarias publicadas no Diário Oficial da União, que apresentam as matrizes de referência específicas para cada curso de licenciatura.

Esses documentos definem as áreas de atuação, competências, habilidades e disciplinas que servirão de base para a elaboração das questões objetivas e da prova discursiva.

Confira, a seguir, as disciplinas previstas para cada curso de Licenciatura, conforme estabelecido nas respectivas portarias oficiais:

Formação Geral Docente – Portaria nº 315

  • Fundamentos da Educação
  • Didática
  • Psicologia da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Tecnologias Educacionais
  • Educação Inclusiva
  • Direitos Humanos
  • Diversidade e Relações Étnico-Raciais
  • Estágio Supervisionado

Artes Visuais – Portaria nº 316

  • História da Arte
  • Teoria da Arte
  • Fundamentos do Desenho, Pintura e Escultura
  • Arte Contemporânea
  • Cultura Visual
  • Educação Estética
  • Ensino das Artes Visuais
  • Fundamentos da Educação
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular

Ciências Biológicas – Portaria nº 317

  • Biologia Celular e Molecular
  • Genética
  • Zoologia
  • Botânica
  • Ecologia
  • Microbiologia
  • Ensino de Ciências e Biologia
  • Fundamentos da Educação
  • Prática como Componente Curricular
  • Estágio Supervisionado

Ciências Sociais – Portaria nº 318

  • Sociologia
  • Antropologia
  • Ciência Política
  • Teoria Sociológica
  • Metodologia das Ciências Sociais
  • Fundamentos da Educação
  • Ensino de Sociologia
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular
  • Educação e Diversidade

Computação – Portaria nº 319

  • Fundamentos de Computação
  • Algoritmos e Programação
  • Estruturas de Dados
  • Sistemas Operacionais
  • Redes de Computadores
  • Fundamentos da Educação
  • Metodologia do Ensino de Computação
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular
  • Tecnologias da Informação e Comunicação

Educação Física – Portaria nº 320

  • Anatomia e Fisiologia Humana
  • Cinesiologia e Biomecânica
  • Fundamentos da Educação Física
  • Atividades Rítmicas e Expressivas
  • Esportes Individuais e Coletivos
  • Jogos e Brincadeiras
  • Metodologia do Ensino da Educação Física
  • Prática como Componente Curricular
  • Estágio Supervisionado
  • Educação e Diversidade

Filosofia – Portaria nº 321

  • História da Filosofia (Antiga a Contemporânea)
  • Ética
  • Estética
  • Lógica
  • Filosofia da Ciência
  • Epistemologia
  • Filosofia Política
  • Didática e Metodologia do Ensino de Filosofia
  • Estágio Supervisionado
  • Fundamentos da Educação

Física – Portaria nº 322

  • Física Clássica (Mecânica, Termodinâmica, Óptica)
  • Física Moderna (Relatividade, Quântica)
  • Matemática Aplicada à Física
  • Fundamentos da Educação
  • Metodologia do Ensino de Física
  • Tecnologias Educacionais
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular
  • Laboratórios Didáticos

Geografia – Portaria nº 323

  • Geografia Física
  • Geografia Humana
  • Cartografia
  • Geoprocessamento
  • Ensino de Geografia
  • Fundamentos da Educação
  • Tecnologias Educacionais
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular
  • Temas Contemporâneos e Interdisciplinares

História – Portaria nº 324

  • Historiografia
  • História Geral (Antiga a Contemporânea)
  • História do Brasil (Colônia, Império e República)
  • Teoria e Metodologia da História
  • Educação Histórica
  • Ensino de História
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular
  • Fundamentos da Educação
  • Diversidade e Direitos Humanos

Letras – Inglês – Portaria nº 325

  • Língua Portuguesa
  • Linguística
  • Literatura Brasileira
  • Literatura em Língua Inglesa
  • Língua Inglesa
  • Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular
  • Fundamentos da Educação
  • Tecnologias Educacionais

Letras – Português-Espanhol – Portaria nº 327

  • Língua Portuguesa
  • Literatura Brasileira
  • Língua Espanhola
  • Literatura em Língua Espanhola
  • Linguística
  • Metodologia do Ensino de Línguas
  • Fundamentos da Educação
  • Prática como Componente Curricular
  • Estágio Supervisionado
  • Tecnologias Educacionais

Letras – Português-Inglês – Portaria nº 328

  • Língua Portuguesa
  • Literatura Brasileira
  • Linguística
  • Língua Inglesa
  • Literatura em Língua Inglesa
  • Metodologia do Ensino de Línguas
  • Fundamentos da Educação
  • Prática como Componente Curricular
  • Estágio Supervisionado
  • Tecnologias Educacionais

Letras – Português – Portaria nº 326

  • Língua Portuguesa
  • Literatura Brasileira
  • Literatura Portuguesa
  • Linguística
  • Análise do Discurso
  • Fundamentos da Educação
  • Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa
  • Tecnologias Educacionais
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular

Matemática – Portaria nº 330

  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Álgebra Linear
  • Geometria Euclidiana e Analítica
  • Estatística e Probabilidade
  • Matemática Discreta
  • Fundamentos da Matemática
  • Metodologia do Ensino de Matemática
  • Prática como Componente Curricular
  • Estágio Supervisionado
  • Fundamentos da Educação

Música – Portaria nº 329

  • Teoria Musical
  • Prática Instrumental
  • História da Música
  • Percepção Musical
  • Regência
  • Composição
  • Fundamentos da Educação
  • Metodologia do Ensino de Música
  • Prática como Componente Curricular
  • Estágio Supervisionado

Pedagogia – Portaria nº 331

  • Fundamentos da Educação
  • Didática
  • Psicologia da Educação
  • História da Educação
  • Educação Infantil
  • Alfabetização e Letramento
  • Educação Inclusiva
  • Gestão Escolar
  • Estágio Supervisionado
  • Prática como Componente Curricular

Química – Portaria nº 332

  • Química Geral, Orgânica, Inorgânica, Analítica e Físico-Química
  • Fundamentos da Educação
  • Metodologia do Ensino de Química
  • Tecnologias Educacionais
  • Prática como Componente Curricular
  • Estágio Supervisionado
  • Biologia e Física Básica
  • Matemática Aplicada
  • Saúde e Meio Ambiente

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Como será a prova discursiva da Prova Nacional Docente?

Além da parte objetiva, a Prova Nacional Docente contará, no mesmo dia, com uma questão discursiva, que também integra o bloco de Formação Geral Docente.

O candidato deverá elaborar uma resposta dentro do limite de 30 linhas, estruturado segundo a norma-padrão da língua portuguesa. O tema será relacionado à formação e à prática docente, podendo envolver análise de situações-problema do contexto educacional.

Confira os critérios de correção da prova discursiva:

  • Clareza e objetividade na exposição das ideias;
  • Coerência e coesão textual, assegurando que os argumentos sigam uma linha lógica;
  • Capacidade de argumentação, demonstrando domínio do tema e poder de análise crítica;
  • Vocabulário adequado, com linguagem técnica e precisa;
  • Correção gramatical, respeitando a norma-padrão da língua portuguesa.

Essa etapa é fundamental porque avalia a capacidade de reflexão e comunicação escrita, competências indispensáveis para o exercício da docência em sala de aula.

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